0

"Mas tudo passa, tudo..."

Posted by Odir Macêdo Neto on 01:54
Belém, 3 de agosto de 2010.

Sim, "tudo passará". Acredite; essa é uma das grandes verdades da vida. Já dizia uma sábia e estudiosa VJ da MTV, a qual prefiro não mencionar o nome por questões éticas: "Tudo passa, até uva passa". Eu sei, eu sei... Idiota, mas vamos relevar. Até a nossa raiva passa depois de um tempo de auto-análise. Até a nossa mente muda depois de umas doses de "Simancoll" - mandei uma caixa do medicamento para a dita VJ. 

Mudança significa passagem. E o que tem passagem, passa. As coisas passam pela nossa vida, as situações difíceis passam, os bons momentos passam voando, as lembranças passam pela nossa cabeça; o filme de nossas vidas, dizem, passa diante de nossos olhos quando passamos do lado da morte et cetera. Voltando a falar em mudanças... Até essas passam. Acredite, elas passarão. Ou você achou que aquela sua recalchutada ia passar isenta às nossas observações...?


O aluno estudioso passa de ano, o vadio não passa de primeira, mas se for de escola particular dá-se um jeito e logo ele passa; o aluno aplicado passa a madrugada estudando para a prova de daqui a duas semanas, o aluno esperto passa o olho na prova do aluno aplicado; o professor passa o famoso "visto" nos exercícios da aluna dedicada e passa a mão na bunda da aluninha danadinha. Já disse, tudo passa.

A dona de casa passa o dia cozinhando, o homem da casa passa o dia trabalhando, a dona de casa passa o dia cuidando da casa, o homem da casa passa o dia pensando em passar o rodo na dona de casa - ou não - e, enquanto isso, a mesma dona de casa passa a mão na cabeça do filho que passou o dia inteiro dormindo ao invés de estar pensando em com o que vai passar o resto da vida quando os dias de seus pais passarem desses para melhores.

Os dias passam, sabia? Os anos passam, e alguns poucos, eu devo admitir, param - para alguns, afinal de contas, um dia a morte passa. Há quem pare no tempo, há quem viva de coisa velha, aqueles que o povo gosta de falar "parece museu, vive de velharia", mas o tempo não pára para eles. Há quem viva passando o seu tempo falando porcaria, há quem viva brincando de passa-tempos para ver o tempo passar e não sentem o movimento das horas. Há quem torça para o tempo passar mais devagar, mas ele teima em apressar o passo. Há quem goste, quem desgoste, mas nada impede a passagem do tempo.


O que era belo, um dia vai passar também. Só que vai passar do belo, para o menos belo - pelo menos. A beleza, o vigor, a vivacidade, a energia - nessa hora vamos deixar os conceitos físicos para o físicos conceituados - passam. Uma hora, vamos ter que encarar que não somos mais os mesmos, que nossa aparência mudou, não caminhamos do mesmo jeito, não escutamos da mesma forma e nosso reflexo no espelho é diferente, até porque a nossa visão ficou meio destorcida - longa vida aos óculos.


Nossa opinião passa da direita para a esquerda e vice-versa. Nossa opinião passa desapercebida, nossas ideias passam por aí como se fossem passageiras, quando na verdade poderiam ter sido, verdadeiramente, visionárias. Nossa credibilidade passa, porque somos passivos a certos erros que podem nos crucificar eternamente. Nossa dignidade pode até permanecer, mas é difícil deixar de passar horas pensando nela; os moralistas que o digam. Nossa tristeza passa, nosso luto passa; pode ficar, mas passa. Nossa alegria é passageira, enquanto que nossa felicidade passa a vida inteira nos procurando e passamos a passar do ladinho dela e nem...

É... Passou.

Bom agosto a todos e até outro tempo.